quarta-feira, 9 de maio de 2012

Fique linda o ano todo!







Operação verão pode desencadear efeito sanfona!
Ações preventivas levam a perda de peso de forma saudável!

Com a chegada do verão, nos deparamos com o calor, férias, praia e, consequentemente, costas e barriga de fora, vestidos curtos e biquíni. O que para muitas é algo natural, para outras é um verdadeiro caos em função do peso estar acima do desejado. Começa a corrida contra o tempo, afinal janeiro está bem próximo.
Assim, muitas mulheres acabam recorrendo a várias estratégias para perder peso rápido. Porém, a grande maioria delas tem efeito temporário, voltando a ganhar todo peso perdido após o verão. Como vivemos a era do imediatismo, nunca nos planejamos na busca de nossos objetivos, queremos tudo para já, e com o peso não é diferente.
Mas tenho uma má notícia, perder peso rapidamente não é a forma mais adequada de se manter magra, muito pelo contrário, é a forma mais rápida de engordar novamente, mantendo o efeito sanfona.
Determinamos valores irreais e sacrificantes sem termos informações adequadas , o que leva o corpo responder a esse ataque, freando a perda de peso.
Vivemos em um país onde a valorização do corpo magro é cultuada e acabamos perdendo o referencial do que seria ou não adequado e saudável para usarmos como meta. Na busca do peso magro, precisamos nos lembrar de traçar parâmetros reais, levando em consideração a idade, altura, entre outros fatores que podem determinar ou não a perda de peso.
Esse processo gera decepção, indignação em muitas pessoas, mas se formos realizar um levantamento, iremos verificar que na grande parte dessa população, os regimes estão sendo realizados sem orientação de um profissional capacitado, o que leva ao efeito sanfona e um desestímulo muito grande.
A falta de percepção quanto às emoções determinam muito o processo, pois cuidar do corpo também significa olhar para o que sentimos, nos auxiliando a buscar nossos objetivos, como também podem nos levar a sabotar os mesmos.
O importante é ter consciência de que temos limitações, que caímos nesse processo, mas que podemos nos levantar, continuar e procurar ajuda para que esse projeto se torne efetivo. Quem sabe no verão que vem possa estar com o peso desejado, e feliz por ter conseguido mantê-lo durante o ano todo, curtindo muito a sensação de vitória.





Um comentário:

  1. Me chamou atenção esse assunto porque estou em uma dieta onde perdi 10 kgs, e agora quase chegando ao meu objetivo vejo que essa dieta deve se tornar, e já está se tornando uma reeducação alimentar. Outra coisa que me chamou a atenção no texto é que esse assunto está super ligado ao emocional e psicológico da pessoa, isso eu confirmo em minha experiência. Amei o blog, parabéns. Bjsss

    ResponderExcluir